Now Playing Tracks

ANÚNCIO: Final do Planeta GNU/Linux Brasil

The End

Em 2008, depois de algumas discussões sobre o tipo de conteúdo que meu blog estava gerando em alguns agregadores nacionais, eu tomei a decisāo de criar meu próprio agregador com o seguinte objetivo:

Planeta GNU/Linux nasceu da minha necessidade de querer ler blogs de pessoas relacionadas ao movimento Brasileiro de software livre, mas sem a censura bitolada que outros agregadores de blogs usam para filtrar o conteúdo que é publicado.

O critério para entrar no Planeta é super simples: eu tenho de gostar do material! Ao contrário dos outros agregadores que geralmente são vinculados a comunidades ou distribuições, este site aqui é completamente independente e sem censura nenhuma!

Desde entāo eu venho administrando o conteúdo e tentando adicionar material que seja relevante aos meus interesses e daqueles que também acompanham este “planeta”. Mas nos últimos 2 anos tanto o meu tempo como meu interesse por este tipo de fonte de notícias diminuiu bastante e o projeto ficou meio que jogado às traças… até a semana passada quando recebi um e-mail me avisando que estava na hora de renovar o meu domínio. Foi aí que eu resolvi que nāo fazia mais sentido em manter um projeto que eu nāo tenho mais interesse, e em outubro deste ano o Planeta GNU/Linux Brasil deixará de existir.

Agradeço a todos que apoiaram o projeto por tanto tempo e até a próxima :)

Castálio Podcast - Enrico Nicoletto e Rafael Ferreira: Projeto GNOME

image

Depois de vários meses sem “fora do ar”, tenho o grande prazer em trazer mais um episódio sobre o projeto GNOME! Desta vez convidei o Enrico Nicoletto e Rafael Ferreira para conversar sobre o processo de traduçōes, que mais uma vez promete entregar mais uma versão completamente traduzida para o nosso bom português!

A entrevista aconteceu “na estrada” quando eu estava voltando de viagem, e acabei gravando o episódio de um hotel lá em Richmond no estado da Virgínia. Mesmo com alguns problemas iniciais (teve uma hora que minha conexão caiu, mas eu consegui voltar logo), eu consegui bater um papo super legal com o Enrico e Rafael sobre como todo o processo de traduçōes, desde como eles entraram para a equipe oficial, até como chegaram a ser os administradores da equipe brasileira.

O episódio todo ficou com um pouco mais de 30 minutos, mas para quem quizer assistir o vídeo vocês poderão escutar sobre outros temas que acabaram ficando de fora na hora da ediçã0 (devido ao tamanho final do podcast), como seus planos para o futuro da equipe.

Escute agora: [MP3] [Ogg] [AAC] [Youtube]

Castálio Podcast: Everaldo Canuto: Toca do Canuto

image

Eu conheci o Everaldo em uma tarde super calorenta durante a abertura do evento GUADEC nas Ilhas Canárias. O mais interessante foi que não demorou mais que um dia para que nossa amizade se tornasse igual aquelas amizades que fazemos quando criança… aquelas pessoas que não importa o tempo ou a distância, você sempre fica feliz de encontrar e bater um papo!

O Everaldo teve uma das oportunidades que eu sempre sonhei em ter: trabalhar lado a lado com o Miguel de Icaza, um dos fundadores do Projeto GNOME, figura quase que mitológica do mundo do software livre e hoje empresário com várias companhias de sucesso em seu histórico! Ele também trabalhava com a tecnologia .NET numa época quando qualquer coisa que fosse remotamente relacianada à Microsoft era motivo para perseguição e “trollage” pelos apoiadores mais zelosos do Linux. Durante grande parte de nosso bate-papo, conversamos sobre como que ele foi parar na Novell trabalhando para a equipe do Miguel, como era o dia-a-dia lidando com o sentimento anti- Microsoft, quais tecnologias ele recomenda para quem está começando a trabalhar na área de TI, o “problema” do Java, e sobre seu mais novo projeto,Toca do Canuto.

Assista o vídeo da entrevista aara ver a nossa conversa na íntegra, sem edição e escutar algumas coisas que não foram incluídas no podcast.

Escute agora: [MP3] [Ogg] [AAC] [Youtube]

Castálio Podcast: Alexandre Gaigalas: Yahoo

image

Seja bem-vindo à mais um episódio, desta vez com o Alexandre Gaigalas que trabalha como engenheiro de software da Yahoo no Brasil! Durante nosso bate-papo conversamos sobre o que ele faz na Yahoo, em quais projetos que trabalha, e acabei descobrindo que ele é mais um exemplo de uma pessoa que teve seu trabalho perante uma comunidade de software livre reconhecido, levando-o a ser indicado para trabalhar em uma companhia de nome! Conversamos sobre o recente anúncio que a CEO Marissa Mayer fez, declatando que não se poderá mais trabalhar remotamente na Yahoo, sobre o efeito que isso teve na moral dos empregados, e como que a sua vinda está transformando a companhia em uma empresa mais moderna e com mais atenção à qualidade de seus produtos e bem-estar de seus empregados.

Mais uma coisa bacana que aconteceu durante a gravação foi um commit que o Alexandre fez ao-vivo para o código do Respect Doc em homenagem ao podcast! :)

Também falamos de programação RESTfulweb semântica, o Respect Project e seu Top 5!

Escute agora: [MP3] [Ogg] [AAC] [Youtube]

Castálio Podcast: Og Maciel: Red Hat

image

Passados 51 episódios, neste último sábado o Castálio Podcast completou 2 anos! Foram muitas entrevistas super divertidas, animadas e prá lá de  interessantes com pessoas representando vários projetos e áreas de trabalho! Para comemorar, decidi atender aos pedidos de alguns ouvintes e fazer mais uma entrevista… comigo mesmo! A primeira vez foi quando ainda não havia um formato definido e, para falar a verdade, eu não pesava que ia conseguir levar o projeto para frente por tanto tempo.

Então eu pedi ao meu amigo KurtKraut (que também já foi entrevistado) para fazer as perguntas sobre os tópicos que não foram abordados na primeira vez, como sobre a origem do meu nome, como que vim parar nos Estados Unidos, sobre minha carreira na rPath e Red Hat, dentre outras coisas que somente um amigo de muitos anos saberia perguntar.

Espero que vocês gostem deste episódio, e espero poder celebrar com vocês mais um ano de entrevistas e bate-papo!

Escute agora: [MP3] [Ogg] [AAC] [Youtube]

Castálio Podcast: Luciano Ramalho: Oficinas Turing

imageUm dias destes eu estava procurando documentação sobre umas coisas da linguagem python quando me deparei com uma apresentação do Luciano Ramalho, o entrevistado deste episódio deste episódio. O que me chamou atenção não foi nem tanto a qualidade do material ou a didática do mesmo, mas sim o fato do autor ser brasileiro E por ter feito tudo em inglês. Claro que, se você vive no Brasil e trabalha ou convive com quem trabalha com python, o nome do Luciano não lhe deve ser estranho. Mas para mim, que moro há 21 anos no exterior, foi uma descoberta super maneira!

Quanto mais eu pesquisei sobre ele, mais animado eu ficava em conhecer “a pessoa por trás dos slides” das apresentações “Python: Encapsulation with Descriptors" e "Iterators & generators: the Python Way”. Mais gostoso ainda foi descobrir que estas apresentações são inéditas no público brasileiro e serão apresentadas na PyCon americana este ano! Durante nosso bate-papo, o Luciano me contou como que foi a criação da Associação Python Brasil, quais foram seus primeiros objetivos e como foi o seu primeiro mandato como presidente da mesma. Também discutimos sobre os vários frameworks que existem para quem quer ser programador web com python, alguns fatos interessantes sobre o ZopePloneFlask, e Web2Py, e quais delas ele recomenda para quem está iniciando no mundo de programação.

Para quem estiver interessado a aprender a programar, o Luciano também oferece cursos online na Oficinas Turing para iniciantes e programadores com mais experiência, como “Objetos Pythonicos" e "Python para quem sabe Python”.

Por último falamos sobre o Garoa Hacker Clube (fotos), um HackerSpace que ele criou em São Paulo com uma proposta bem interessante: um espaço onde você pode ir para conhecer gente interessante e aprender a programar, usar tecnologias recentes como Arduino e Rasberry Pi usando a metodologia “mão na massa”, e para quem virar sócio, sua própria chave para usar o espaço/laboratório qualquer hora do dia!

Escute agora: [MP3] [Ogg] [AAC] [Youtube]

Castálio Podcast: Fabiano Fidêncio: Red Hat

image

Para o primeiro episódio de 2013 eu tive o prazer de entrevistar o Fabiano Fidêncio, recém contratado pela Red Hat! Durante nosso bate-papo o Fabiano conta como que ele aprendeu a programar “de verdade” na ProFUSION e como que de usuário GNOME, ele se transformou em desenvolvedor quando começou a trabalhar no GNOME Boxes e libosinfo pelo Google Summer of Code. Sua participação neste projeto foi muito interessante, já que ele teve de aproveitar um código base escrito por uma pessoa da Red Hat e refatorar para que ficasse mais limpo e genérico, algo que não é super fácil de fazer. O projeto acabou virando mais que um hobby, e devido ao seu trabalho o Fabiano acabou sendo contratado para trabalhar na Red Hat a partir de março! Não vou revelar qual o projeto que ele vai trabalhar (você vai ter de escutar o episódio), mas além de trabalho novo, ele também vai se mudar do Brasil para uma cidade européia, onde cerveja é mais barato que água!

Escute agora: [MP3] [Ogg] [AAC] [Youtube]

Castálio Podcast: Julian Fernandes: Ubuntu BR SC

Demorou mais chegou!!! Devido a problemas pessoais eu infelizmente fiquei um pouco sem tempo para agendar as minhas entrevistas, mas te garanto que foi super difícil para mim deixar de publicar a cada 2 semanas. Mas nada como um pouco de tempo para colocar a vida de novo nos trilhos, e eu quero agradecer a todos que me enviaram mensagems de apoio aqui, por e-mail e pelas várias redes sociais que uso!

Então, para celebrar a nossa volta, quero dedicar este episódio ao André Gondim, que há um ano atrás nos deixou de uma forma tão súbita! O André foi parte da vida de muitas pessoas, e na minha opinião, a “cara” do Ubuntu no Brasil!

O convidado deste episódio é o Julian Fernandes, um dos criadores e mantenedores do Ubuntu BR SC, um dos sites mais visitados pelos usuários de Linux (e não só usuários do Ubuntu Linux, diz o Julian) brasileiros buscando notícias ou tutoriais para dar uma “perfumada” em seus sistemas ou configurar algum dispositivo ou serviço! Com uma média de 8 a 10 mil visitantes por dia, o Ubuntu BR SC conta com uma equipe super dinâmica que está sempre adicionando conteúdo ou respondendo os comentários e perguntas de seus visitantes.

Durante nosso bate-papo conversamos sobre como que o site Ubuntu BR SC nasceu, quais as ferramentas e tecnologias que são usadas, quem são os integrantes da equipe responsável pela geração e seleção de artigos, e quais os planos para 2013 (dica: grandes surpresas por vir em janeiro!!!). Também falamos sobre seu gosto por música (depois cheque o canal que ele tem no Youtube com algumas de suas apresentações, incluindo ele tocando Knocking on Heavens Door), o fato dele ter parado a universidade para trabalhar no site, seu Top 5, e como que vocês podem ajudar a manter o site no ar!

Escute agora: [MP3] [Ogg] [AAC] [Youtube]

Castálio Podcast: Carlos Brando e Rafael Rosa Fu: GrokPodcast - Part 2

Olá pessoal e sejam muito bem vindos a mais um episódio, desta vez sendo publicado da cidade de Brno na República Tcheca (estou aqui à trabalho)! Como prometido no último episódio, esta é a segunda parte da entrevista que eu fiz com o Carlos Brando e Rafael Rosa Fu do GrokPodcast! Desta vez o assunto da vez foi sobre o background de casa um, e algumas coisas bem interessantes que cada um já fez em suas vidas. Quem tem 5 gatos? Quem já escreveu alguns livros sobre Ruby on Rails? Quem curte comédias e quem recentemente assistiu um filme sobre sushi? Escutem o finalzinho do nosso bate-papo para descrobir! :)

Escute agora: [MP3] [Ogg] [AAC] [Youtube]

Castálio Podcast: Carlos Brando e Rafael Rosa Fu: GrokPodcast - Part 1

Olá pessoal e sejam muito bem vindos ao primeiro episódio de outubro! Desta vez eu tive a oportunidade de conversar pelo Google Hangout com o Carlos Brando e Rafael Rosa Fu do GrokPodcast! Foi super divertido conversar com eles, e o bate-papo foi tão bom que eu decidi dividir a entrevista em duas partes para ficar mais conveninente para vocês escutarem.

Nesta primeira parte conversamos sobre como que a idéia de criar o podcast surgiu em um barzinho em São Paulo, quando o Brando e Rafael conversavam com o Fábio Akita depois de um RubyConf. Logo depois do primeiro episódio eles resolveram mudar um pouco o foco (que tinha começado falando sobre livros) e desde então os tópicos e entrevistados ficaram mais e mais interessantes. Já são mais de 77 episódios nos ensinando a “grokar” mais sobre vários temas e o futuro promete novas aventuras!

Então gostaria de convidá-los a conhecerem um pouco mais sobre o Carlos Brando que dentre várias coisas escreveu alguns livros sobre Ruby on Rails, trabalhou em companhias como a Portugal Telecom GroupAT&T Latin AmericaDirecTVSKYVISASurgeworksAmanaiê e Sociably, e hoje prefere uma vida mais pacata em Franca, SP. Também temos o Rafael Rosa Fu que mora em Montreal no Canadá, tem 5 gatos (Cecília, Dalila, Ariela, Juju e Bebê), e hoje trabalha no iWeb.

Escute agora: [MP3] [Ogg] [AAC] [Youtube]

To Tumblr, Love Pixel Union